O ator britânico Kenny Baker, morreu neste sábado (13) aos 81 anos. Portador de nanismo, ele sofria de diversas doenças por causa de sua condição e pela idade avançada, e estava tratando de um problema pulmonar.

A sobrinha de Baker, Abigail Shield, disse ao jornal britânico “The Guardian” que a morte do ator “era esperada”. “Ele viveu uma vida longa e bem aproveitada, trazendo felicidade para todos. Vamos celebrar o fato de que ele foi muito querido em todo o mundo. Temos muito orgulho de suas conquistas”.

 

kenny-baker-r2d2

 

Kenny era artista de circo e de cabaré quando o cineasta George Lucas o conheceu e deu a ele seu primeiro grande trabalho nos cinemas, em 1977, como R2-D2 em “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”. Ele interpretou o robô em cinco dos seis filmes de “Star Wars” (apesar de seu nome aparecer nos créditos de “Episódio III”, seu personagem foi feito em quase sua totalidade através de animação computadorizada com as imagens que já existiam de Baker).

Além de R2-D2, Baker também interpretou outro papel na saga: em “O Retorno de Jedi”, ele foi Paploo, o Ewok que rouba uma speeder bike imperial.

Ele continuou interpretando o robô nos outros cinco filmes da franquia. Além do papel mais marcante de sua carreira, Baker também atuou em “Labirinto”, “Amadeus” e “Os Bandidos do Tempo”, entre outros. No fim da década de 1990, Baker lançou-se na carreira de comédia fazendo stand-up.

Pai de dois filhos, Baker vivia na cidade de Preston.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.