Uma crítica ou uma preságio do futuro?

O ano é 2073. O aumento crescente da população faz com que os recursos naturais da Terra se tornem cada vez mais escassos, especialmente após a América do Sul tornar-se um imenso deserto. A saída é investir em alimentos geneticamente modificados, de forma a ampliar a produção em um espaço físico cada vez mais limitado. Entretanto, tal iniciativa gera como efeito colateral o nascimento cada vez maior de gêmeos, o que aumenta ainda mais o problema da superpopulação. Neste contexto, Nicolette Cayman (Glenn Close) surge com uma proposta drástica: cada casal pode ter apenas um filho, e os irmãos são confinados em ambiente criogênico para serem despertados quando a situação do planeta estiver sob controle. Todos os países adotam esta proposta, com a criação de uma agência implacável que fiscaliza os cidadãos através de pulseiras eletrônicas. Apesar de tamanha vigilância, Terrence Settman (Willem Dafoe) consegue salvar a vida de suas sete netas fazendo com que elas se revezem nos dias da semana, de forma que todas assumam o codinome Karen Settman – o mesmo nome de sua mãe, que faleceu no parto. Trinta anos depois, as sete irmãs seguem esta rígida rotina até que uma delas, Segunda (Noomi Rapace), misteriosamente não retorna para casa.

Onde Está Segunda? : Foto Noomi Rapace

Esse é aquele  tipo de longa que prende a sua atenção do começo ao fim, há uma crescente no enredo que surpreende a cada ato.  A história é inovadora e há uma reflexão nas entre linhas e apesar do filme parecer um drama/ficção, existem várias cenas que ação de tirar o fôlego, o que deixa muitos filmes do gênero no chinelo.

Apesar das cenas de ação de qualidade, o enredo se perde em alguns momentos…assim como a conta de quantas irmãs restam de tantos desaparecimentos e mortes.

Onde Está Segunda? : Foto Noomi Rapace

A crítica social-política que o longa aborda poderia ter sido melhor aproveitada em tela, como falado anteriormente, muita reflexão é deixada subentendida e a ideia inovadora é explorada no seu mínimo.

Onde Está Segunda? : Foto Willem Dafoe

A trilha sonora é boa e intensificas as cenas, principalmente as de ação. Já o elenco tem nomes de peso, porém o destaque é sem dúvida da atriz Noomi Rapace que da vida as 7 irmãs, cada qual com sua personalidade e estilo de vida. A atriz soube diferenciar cada olhar, gestos e tom de voz.

Uma grandiosa ideia que poderia ter se tornado um excelente filme e não apenas um filme bom.

Disponível na Netflix.

Nota: 8,0

Trailer: